Imaginário social de O Globo diante do assassinato do jornalista Vladimir Herzog (1975)

Evson Malaquias de Moraes Santos, Brasil, UFPE
Clodoaldo Marques Gomes, Brasil, UFPE
Leandro de Melo Silva, Brasil, UFPE
Objetiva-se analisar as significações imaginárias sociais do Grupo Globo acerca do assassinato de Vladimir Herzog, jornalista da TV Cultura de São Paulo, órgão estatal que foi acusado pelas forças de repressão como membro do Partido Comunista. O seu assassinato data de 25 de outubro de 1975. Esta pesquisa foi motivada pela forma criminalística adotada pelo Grupo Globo, em especial, acerca da morte de Santiago Andrade, cinegrafista da Band, no Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro de 2014, decorrente do rojão de fogos utilizado provavelmente por manifestantes, o que, tudo indica, foi acidental. Contudo, a morte desse profissional, por suas lentes e tintas, foi decorrente de práticas “criminosas”, “vândalas”, de “Black blocs”, “terroristas” e dos movimentos sociais reivindicativos “não pacíficos”. Justificam-se essas classificações porque o movimento politico nas ruas se insurge contra o direito de expressão e de exercicio da profissão do jornalismo.

Os historiadores brasileiros e os pesquisadores da mídia impressa e audiovisual vêm ressaltando o papel dessa instituição no apoio à ditadura civil-militar. O próprio Grupo Globo (GG) assumiu o apoio em um de seus editoriais e declarou ter sido um “erro”. Assim, formula-se alguns problemas e inquietações: Se o GG, incluindo O Globo, desde a sua fundação, prega imparcialidade e compromisso com a notícia, e nenhum vínculo econômico-político que impeça sua autonomia jornalística, pode-se afirmar que O Globo manteve-se “imparcial” e divulgou amplamente o assassinato do jornalista Herzog? O Globo, nas manifestações de rua de junho de 2013, e até hoje, vem, de forma sistemática e intensiva, denunciando essas manifestações como agressoras do direito de expressão e impedimento do direito de informar, pois os jornalistas são agredidos nelas. O Globo assumiu intensivamente a denúncia da falta do direito de expressão e da violência do Estado no assassinato de V. Herzog? Os jornais e o Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo apoiaram, também, a ditadura civil-militar; eles “divulgaram” na mesma proporção que O Globo o assassinato de V. Herzog - ou o contradisseram? Quais os sentidos imaginários produzidos pelo O Globo diante das perseguições  intimidatórias e, até, de eliminação física que vários jornalistas sofreram nesse período?

Foram feitos levantamentos desses jornais dos dias 26 a 31 de outubro de 1975 e do dia 20 de dezembro do mesmo ano. A escolha desse período se deu pelo motivo de que interessava “captar” as significações imaginárias no “calor” do assassinato, momento em que instituições estariam afetadas (e afetando outras instituições) pelo o ocorrido. O imaginário social é “identificado” pelos seus efeitos. A escolha do dia 20 de dezembro se deveu ao fato de ter sido o dia em que o governo divulgou o relatório do assassinato que retirava do Estado a responsabilidade pelo assassinato de Vladimir Herzog.

Todos os jornais foram coletados pela internet. Os links de todos eles foram os do “Acervo”. Selecionaram-se matérias que estavam diretamente ligadas ao ocorrido, com citações do nome do jornalista, sua repercussão na política, nos sindicatos e em diversas entidades que exigiam respostas à violência do Estado. Os editoriais foram selecionados da mesma forma. 

Para identificar o “afeto” ao assassinato de V. Herzog, decidiu-se analisar as capas dos jornais desse período, identificando temas, imagens e suas frequências, computando os textos selecionados por palavras e frequências, identificando e selecionando os editoriais – porta-voz oficial dos donos dos jornais -, identificando e selecionando  notas/comunicados/laudos/perícias, etc do Estado, dos sindicatos de SP, MG e do RJ e de diversas entidades que se pronunciaram por esses meios.

Para efeito deste artigo, computaram-se e analisaram-se a frequência de palavras e caracteres sem espaço de 19 matérias de O Globo referentes a Vladimir Herzog e suas repercussões: 34 do Folha de São Paulo (FSP)
 e 31 do Estadão
. O afeto, materializado nas frequências e nos temas, é significativo se se considerar a distância que separa O Globo dos outros dois jornais.

O estudo das significações imaginárias (Castoriadis, 2001) implica o estudo histórico, tanto no sentido cronológico (datas, personagens, acontecimentos, etc) quanto no que diz respeito à perlaboração: retorno afetiva ao passado. Assim, interessa a dimensão afetiva do O Globo nesse passado, que ainda está em andamento e não será apresentado de forma consistente, pois há pouca informação histórica sobre ela.

Neste estudo, o texto é analisado como parte de uma estrutura de “editoração”, em que se leva em conta as fotografias e seus nexos com o (con)texto.

O GG, em suas produções imaginárias fundacionais, surge em 1925, (jornal O Globo) através de Irineu Marinho, e sua história é contada, parece, em forma linear, tendo-se essa fundação como mito fundador da organização. Em seu primeiro exemplar de julho de 1925, ele se define como um jornal sem vínculos com outros empresários e governos. O seu compromisso é com os “serviços dos interesses geraes”, “não tem afinidades com governos”, “com empresários”e sua ligação é apenas com os “interesses geraes”.
Não há informações de pesquisas científicas sobre O Globo desse período.
 As pesquisas sobre essa instituição focam mais a TV Globo: em programas, novelas, jornalismo, filmes, expansão, mercado, etc.  Essa instituição está, de certa forma, invisível ainda, na instituição científica (com belo trabalho de Herz. Encontra-se, também, livros de memórias de executivos e documentários audiovisuais, entre os quais o do cidadão Kane.  
Para Kushinir (2012), tanto os jornalistas quanto as empresas jornalísticas bancaram a função de “cães de guarda” da ditadura civil-militar. “À soleira”, afirma ela, “montaram guarda e fizeram autocensura no governo Médici, e mesmo antes dele, colaborando para construir e difundir uma imagem irreal, inverídica do país” (2012, p.52).

Três empresas de comunicação corporativas, Tupi, O Globo e o Jornal do Brasil, se uniram e criaram a Rede da Democracia, programa de rádio que combatia o governo João Goulart. “Estes jornais”, analisa Jawsnicker (2007), “atribuíram [a] si o papel de autênticos representantes da sociedade, ‘guias da Nação, portadores da racionalidade’, assumindo-se como instância crítica da opinião pública, espaço ideal para direcionar os debates sobre os rumos do país” (p.10). Eles exaltavam a própria imprensa “como modelo de instituição representativa da opinião pública, porque se viram mais comprometidos com a preservação da ordem liberal” e como “porta-vozes autorizados e representativos de todos os setores sociais comprometidos com uma opinião que preservasse os tradicionais valores da sociedade brasileira ancorados na defesa da liberdade e da propriedade privada” (Carvalho, 2013, p. 14,15). 

Biroli (2004) identifica no jornal O Globo, conforme o Dicionário Histórico-Biográfico da FGV, “o mais governista dos jornais”. 

O Globo, recentemente, reconheceu que errou ao apoiar o governo militar. Mas esse seu reconhecimento foi retórico, pois o texto, de fato, ressalta os aspectos positivos do governo golpista e que o seu apoio foi por força da história e do contexto político, em  que o presidentetentava transformar o País num república sindicalista – o golpe era inevitável.

Nessa concisa história de O Globo, vê-se que o apartidarismo, o apoliticismo e a isenção jornalística não estão presentes nas práticas jornalísticas dessa empresa. Se a “parceria” do O Grupo Globo foi com os militares e os empresários durante a ditadura civil-militar, os quais detinham as referências de autoridade e de reconhecimento, essas referências persistiram em seus ‘Princípios...”? 
As significações dos investimentos dos jornais no assassinato de V. Herzog.

Veja-se, em frequência, os temas, as entidades da sociedade civil e os órgãos do Estado presentes nas matérias dos jornais.
	
	Capas 
	Editoriais 
	Comunicados publicados (Relatórios, telegramas, ofícios, cartas) 

	
	Nac 
	Inter 
	Fotos 
	
	Gov 
	Sind. 
	Comun. 
	Igreja 
	Educ 
	MDB 
	OAB 

	S.RJ/MG 
	Outros 


	O Globo 
	40 
	20 
	0 
	0 
	4 
	3 
	1 
	0 
	0 
	0 
	0 
	1 
	1 

	Estadão 
	37 
	40 
	0 
	2 
	2 
	4 
	2 
	2 
	1 
	0 
	2 
	0 
	3 

	FSP 
	51 
	16 
	0 
	4 
	5 
	5 
	2 
	1 
	2 
	1 
	1 
	2 
	


A tabela supracitada, que apresenta um quadro bem geral do material coletado, será desenvolvida, posteriormente, item por item. O Globo e a FSP se igualam nos temas, diferindo do Estadão, porém os jornais de São Paulo se igualam quanto às entidades que são valorizadas nas suas matérias, ao publicarem seus comunicados na íntegra ou ao fazerem menção aos mesmos, dependendo da nota. Já O Globo demonstra indiferença
aos comunicados de diversas entidades da sociedade civil que apoiam o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo pelo assassinato do jornalista Herzog.

Era praxe os jornais publicarem na íntegra as notas das entidades solicitando as informações, e o Estado “esclarecendo” o ocorrido. Assim, na computação das matérias, levaram-se em conta “com notas” e “sem notas”.

Tabela Geral de Frequências por jornal e por Caracteres sem Espaço de Todas as Notícias 

	
	Com título e com notas
	Sem título e com notas
	Com título e sem notas
	Sem título e sem notas

	O Globo
	38.944
	38.033
	30.551
	29.632

	Estadão
	76.294
	75.293
	62.582
	61.596

	FSP
	85.297
	83.677
	62.612
	61.026


Por essa tabela, percebe-se que a FSP foi o jornal que mais investiu na “divulgação” do assassinato do jornalista Vladimir Herzog. O Globo foi o que menos investiu. Se se analisar “Com título e com notas”, ou seja, informação completa nos jornais, a FSP tem quase três vezes o que o Globo divulgou e o Estadão, o dobro. Quando se extraem as notas das matérias e são computados apenas textos próprios produzidos pela redação, ambos os jornais de São Paulo dobram em relação a O Globo. É importante destacar, como se verá mais adiante que, apesar de os jornais de São Paulo terem publicado vários comunicados/notas de diversas entidades, o que não ocorre com O Globo, mesmo assim, extraindo-as, esses jornais duplicam a produção de matéria jornalística. Pode-se deduzir que O Globo não valorizou, desprezou o assassinato do jornalista Vladimir Herzog.

É bom destacar que O Globo foi o primeiro a divulgar o assassinato de V. Herzog, no dia 26 de outubro; o FSP divulgou-o no dia 27 e o Estadão, apenas no dia 28. Apesar disso, ambos os jornais de São Paulo chegaram a triplicar o investimento em notícias sobre o assassinato. Frise-se, também, que todos os jornais identificavam em seus textos e no título “suicídio”, versão do II Exército. Contudo, O Globo assume pra si, como verdade e como “fato”, reafirmando o discurso do II Exército, a tese de suicídio quando, sem titubear, endossa que o Exército “explica” o suicídio. Assim, seu título institui, e não meramente “divulga”, o “assassinato” do jornalista como “suicídio”.
 

 Já a FSP, em seu título de forma, é menos incisiva que O Globo: o verbo utilizado foi “anunciar” o suicídio. Há espaço para outros tipos de “anúncios” – fica em aberto para o leitor perceber que há outros anúncios a serem feitos, apesar de tratar o assassinato de Herzog como “suicídio”.
 Para melhor visualização, confira-se a tabela seguinte:

Tabela referente às noticias do dia 27 de outubro acerca do “suicídio” do jornalista

	Jornais
	Preâmbulo
	Nota do Exército
	Nota do sindicato
	Dados pessoais e profissionais 
	Total

	
	Palavras
	Carac.
	Palavras
	Carac.
	Palavras
	Carac.
	Palavras
	Carac.
	Palavs
	Carac.

	O Globo
	81
	453
	415
	2.284
	25
	153
	-
	-
	521
	2.893

	FSP
	31
	169
	414
	2.287
	488
	2.648
	461
	2.373
	1.394
	7.477


Quando se verificam na tabela seguinte, as frequências de palavras da semana de divulgação do assassinato e sua repercussão, ocorre o mesmo, a disparidade é gritante em relação a O Globo, contudo há um crescimento por parte do Estadão, invertendo, em algumas datas, a superioridade da FSP:

Tabela Geral de Frequências de Palavras das Notícias Com Nota (C) e sem Nota (S)

	
	26/10
	27/10
	28/10
	29/10
	30/10
	31/10
	20/12*

	
	C
	S
	C
	S
	C
	S
	C
	S
	C
	S
	C
	S
	C
	S

	O Globo
	52
	
	633
	
	1.509
	
	2.711
	
	1.145
	
	867
	
	413
	

	 Estadão
	
	2.942
	
	4.200
	
	4.775
	
	1.793
	
	456
	

	FSP
	
	1.394


	
	4.343
	
	3.954
	
	3.231


	
	2.338


	
	331


	


Nos dias 29 e 30 de outubro, o Estadão supera o FSP em investimento de palavras, em matérias completas (incluindo as notas). Já O Globo mantém seu desinvestimento sobre o assunto. 
Quando se investigam as informações gerais da capa, o editorial e as fotos, vê-se que O Globo, novamente, desinveste no assunto e, o mais importante, omite a opinião dos donos dos jornais nos editoriais.

Tabela de Frequência das capas, dos editoriais e das fotos sobre o assassinato de Vladimir Herzorg

	
	26.10.75
	27.10.75
	28.10.75
	29.10.75
	30.10.75
	31.10.75
	20.12.75
	

	
	C
	E
	F
	C
	E
	F
	C
	E
	F
	C
	E
	F
	C
	E
	F
	C
	E
	F
	C
	E
	F
	

	O Globo
	-
	-
	-
	X
	-
	-
	-
	-
	X
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	X
	-
	-
	

	Estadão
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	X
	-
	X*
	-
	-
	-
	X*
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	-
	*Indiretamente

	FSP
	-
	-
	-
	-
	-
	X
	-
	X
	-
	-
	X
	-
	X*
	X
	-
	-
	X
	-
	X
	-
	-
	*Indiretamente


C : Capa                        E: Editorial                F: Foto

A primeira observação importante a destacar é que O Globo não redige editorial sobre o tema – diferindo dos outros dois jornais, o Estadão elabora dois e a FSP, quatro. Contudo, O Globo destaca o assassinato em duas capas (sem foto) – os outros dois jornais destacam apenas no relatório do governo (20/12), como O Globo também o fez. Nenhum jornal recorreu à imagem de foto de Vladimir Herzog na capa. Fotografia de Vladmir Herzog aparece apenas uma vez no interior do jornal O Globo e na FSP, disponibilizada, certamente, pelo Exército. 

Significações das capas, dos editoriais e dos comunicados

Os três jornais não divulgaram, na capa, nenhuma informação sobre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Os temas tratados nela divergiram quanto à frequência: O Globo e a Folha de São Paulo priorizaram temas nacionais, enquanto o Estadão priorizou os internacionais. Apesar de os dois primeiros se igualarem no tema, os assuntos divergiram; por exemplo, O Globo valorizou a dimensão lúdica (esporte em geral), enquanto a Folha de São Paulo concentrou seu foco nos assuntos sociais e religiosos. Já o Estadão, valorizou tema internacional: a doença de Franco, conflitos no Saara e na Argentina. Quanto aos aspectos políticos brasileiros, os jornais de São Paulo focaram a visita do presidente Geisel a São Paulo. Já o Globo, focou a parceria de premiação de O Globo com o governo (Mario Henrique Simonsen). Dos três jornais, o Globo desrealiza os assuntos políticos dirigindo-se para a ludicidade e mostrando virtudes do governo da ditadura civil-militar. O Estadão tenta fugir da realidade brasileira dirigindo-se para fora, o exterior. Já a FSP focaliza os temas nacionais – sociais sem vínculos com a dimensão política. Se numa análise genérica, pelas informações históricas que sabemos sobre o papel dos jornais no apoio à ditadura civil-militar, se pode interpretar uma intencionalidade dos jornais para desviar a atenção do leitor para outros assuntos externos e lúdicos, essa interpretação, no caso específico de Herzog, não procede, pois tanto o Estadão e o FSP se distanciarão, e muito de O Globo quanto ao investimento no assassinato. O Globo se omitirá visivelmente do assassinato e deslocará o apoio à ditadura, com matérias ufanistas de Geisel em São Paulo, como o Congresso de turismo e com supostos elogios do Papa ao governo – e omitindo-se nos editoriais. O seu título referente ao tema religioso foi: “Papa destaca ação da política social do governo brasileiro”. Comparando com a Folha de São Paulo, o título deste é “Papa recebe Azeredo”. As informações dos elogios do Papa ao governo na área social vieram do próprio governo conforme informa a FSP.  Enquanto a FSP reconhece o fato – o encontro -, O Globo supervaloriza o encontro favorável ao governo brasileiro – Papa “elogia”.

No jornal O Globo, nenhum dos editoriais trata do assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Já os dois outros dois jornais, sim.
 Vale destacar, ainda, quanto ao jornal O Globo, o editorial, de 26 de outubro, “Atitude infeliz dos EUA”. Esse editorial faz crítica ao governo brasileiro por votar na ONU contra os interesses do Estado de Israel. A crítica é dura, e não faltou coragem para criticar a ditadura vigente com firmeza – o que indica que, quando contrariado, O Globo estabelece sua autonomia sem temor diante dos generais. Demonstra assim, intimidade com o poder vigente. Por que não fez o mesmo, em relação ao assassinato de V. Herzog?
 

Quanto aos outros editoriais de São Paulo, destaquemos o do Estadão, “Os limites da tolerância”. Esse editorial teve grande repercussão no Congresso Nacional, chegando a ser incluído nos anais dessa instituição. Se por um lado, O Globo não produziu editoriais acerca do assassinato do jornalista, por outro, divulgou as notas do sindicato dos jornalistas de São Paulo e fez menção a outras de outras entidades. Porém, de forma superficial, algumas delas, apenas como menção, sem divulgá-las na íntegra e omissão plena em várias outras conforme já indicado anteriormente. O Globo boicotou as notas de apoio ao sindicato de jornalistas de São Paulo e de repulsa ao assassinato do jornalista, além das greves dos estudantes da USP, da prisão de ambos e do apoio dos docentes, cobrando das autoridades pronunciamentos e averiguações públicas. O Globo restringiu-se, apenas, a divulgar as notas, os laudos e o relatório do governo e algumas notas do sindicato dos jornalistas. As outras vozes da sociedade civil foram silenciadas: o leitor ficou alienado do que estava acontecendo na sociedade brasileira acerca desse crime. A sociedade brasileira podia dormir em paz. O problema existente era de conflito, apenas, entre os “jornalistas” e o “governo”. Os técnicos, com seus laudos e perícias, iriam “explicar” o suicídio.

Mesmo assim, divulgando as notas do sindicato dos Jornalistas de São Paulo, em alguns momentos, fez apenas “menção” (27/10). Procedeu da mesma forma em relação ao Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, fazendo apenas menção. Nem sequer faz menção à nota do Sindicato dos Jornalistas do RJ e ao abaixo-assinado dos jornalistas dessa cidade.
Pode-se destacar, também, que o teor de todas essas cartas, telegramas, notas, etc, não publicados pelo O Globo, não continha uma conotação revolucionária ou que ameaçasse a “ordem” vigente. Pelo contrário, são ponderados, equilibrados exigindo investigação e esclarecimento do Poder Executivo sobre o que ocorreu com Herzog, sobre qual é a situação de outros presos, inclusive de jornalistas. Ou seja, esses documentos exercem um discurso dentro da ordem e buscam o exercício da democracia e do direito de expressão. 
De tudo isso, conclui-se que o estudo apresentado aqui, constituído da análise histórica do contexto da ditadura e de seus vínculos institucionais com o Globo, além da análise dos “Princípios Editoriais” e da articulação com o estudo dos jornais, aponta que:  Os estudos dos editoriais – seus temas e frequências – indicam  desprezo político ao assassinato do jornalista Herzog pelo DOI e, também, ao desaparecimento, às intimidações e às prisões de vários jornalistas que se encontravam na mesma situação nesse período. Isso fica ainda mais claro na comparação com outros dois jornais conservadores de São Paulo.  As notícias de O Globo deram vozes principalmente aos militares, a seus representantes e, parcialmente ao sindicato dos jornalistas de SP desconhecendo outras vozes institucionais – inclusive negando espaço ao sindicato dos jornalistas do RJ e às redações de jornalistas desse estado que se manifestaram também. O uso da imagem do Papa favorável ao governo da ditadura civil-militar, o congresso internacional de turismo no Rio de Janeiro e a valorização de fotos lúdicas na capa serviram para apoiar a ditadura. A análise de frequência dos caracteres nas notícias demonstra o descrédito como tema político, o assassinato de V. Herzog com grandes distâncias de abordagem e valorização quando comparado com os outros dois jornais. O Globo teve papel direto na legitimação do assassinato do jornalista V. Herzog. Contudo, este estudo não autoriza concluir que os dois jornais paulistas estavam contra a ditadura reinante. Pelo contrário, outras matérias desse período demonstravam que o governo tinha ainda autoridade e reconhecimento por parte desses jornais. O posicionamento deveu-se mais a questões pontuais, específicas, e o governo estava “exagerando” nas prisões sistemáticas. Além desses jornalistas presos, intimados e assassinados, só em SP mais de 70 estudantes e docentes foram detidos nesse período. 
Bibliografia

CARVALHO, Aloysio Castelo (2013). Liberalismo no discurso da imprensa carioca: os jornais da Rede da Democracia no governo Goulart. Economia. Texto para discussão. Rio de Janeiro, UFF, outubro. Acedido em: Fevereiro  5, 2015 em: http://www.uff.br/econ/download/tds/UFF_TD294.pdf
CASTORIADIS, Cornelius (2001). A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

JAWSNICKER, Claudia (2007). A imprensa golpista. Reflexões sobre o papel do Jornal do Brasil, O Globo e o Estado de São Paulo no golpe de 64. Comunicações & Política, v.25, nº, 2,2007, p.05-016. 
BIROLI, Flávia (2004).  Jornalismo, democracia e golpe: a crise de 1955 nas páginas do Correio Manhã e de o Estado de São Paulo. Revista de Sociologia e Política. No. 222, junho, 2004, pp.87-99. Acedido em: Fevereiro  5, 2015 em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S0104-44782004000100008&pid=S0104-44782004000100008&pdf_path=rsocp/n22/n22a08.pdf&lang=pt
HERZ, Daniel (s/d). A história secreta da Rede Globo. “Sim, eu sou o poder”.  Acedido em: Fevereiro  5, 2015 em: https://docs.google.com/document/d/1BBNy4GS-L62WUoCrGyLRYb5me8rMqYH4DGtYfTUbWZU/edit?pli=1
KUSHINIR, Beatriz (2012). Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo:  Boitempo, 2012.
� A Folha inicia em 1921 com a criação da “Folha da Noite”  e, em 1925, foi criado o “Folha da Tarde”. Em 1º de janeiro de 1960, os três títulos da empresa se fundem (incluindo o Folha da Manhã), e surge o jornal Folha de S.Paulo.  O propósito inicial de Alves de Lima, que assumiu o jornal em 1931, era defender os interesses “da �HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura" \o "Agricultura"�agricultura�”, ou seja, dos produtores rurais. No dia  31 de março de 1964, início do golpe, a Folha estampa: “Os clubes Naval e Militar  tomam posição conjunta” e “Plano para matar Arrais em Macéió”. Em 1° de abril de 1964, as chamadas da primeira página abrem espaço para as mensagens do Exército, mas sem exaltá-lo. A empresa Folha colocou na extinta Folha da Tarde agentes da repressão (policiais na redação). O ex-delegado Claudio Guerra afirmou à Comissão da Verdade que o jornal Folha de S. Paulo, na pessoa de “Frias (Otávio, então dono do jornal e amigo pessoal de Fleury) visitava o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social).


� Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo”,  seu nome original. Somente em janeiro de 1890 receberia sua atual designação. O jornal foi fundado com o fito de combater a monarquia e a escravidão. Em 1930, o jornal apoiou a “Aliança Liberal” e a candidatura de Getúlio Vargas à presidência, em oposição a Júlio Prestes. Apoiou Getúlio Vargas na revolução de 30. Em 1964, “O Estado” apoiou o movimento militar que depôs o presidente João Goulart. O Editorial do golpe, apoiou-o. A “Marcha da Família” em defesa da ditadura foi apoiada pelo Estadão e pelos outros dois jornais.


� Na consulta realizada, até agora, aos Anais do Intercom, não se encontraram pesquisas sobre a história e a ideologia/política (ou sobre o imaginário e a cultura) do O Globo. De 2009 a 2014, nos grupos de história e jornalismo, estão ausentes pesquisas sobre essa organização – com exceção do texto Comunicação Comparada: um estudo a partir da análise dos jornais impressos O Globo e Jornal do Brasil, de WASZAK, Rosana (aluna), SCHUNCK, Estela (aluna), GOMES, Janaina (docente). Em 2013, em estudo sobre a transição do jornalismo partidário para o informativo, Manoel H. T. Moreira faz menção ao O Globo, mas de forma periférica. Conferir A transição do jornalismo partidário para o jornalismo de informação e a formação dos impérios midiáticos no Brasil. Intercom – XXXVI Congresso, Manaus, 2013. 


� Por O GLOBO  31/08/2013 17:00 / Atualizado 31/08/2013 17:33. “A consciência não é de hoje, vem de discussões internas de anos, em que as Organizações Globo concluíram que, à luz da História, o apoio se constituiu um equívoco”, afirma o preâmbulo. Apesar de reconhecer o seu “erro”, o texto não indica qual o “erro” do governo e qual o seu erro especificamente. Nenhuma palavra. Nenhuma vírgula. “Erro” ´só foi possível pelas determinações históricas, no contexto, “corretas”.  O Globo, nesse caso, foi objeto da história, sofreu sua força (a culpa foi de Jango e da história). Como a sociedade brasileira (a imprensa corporativa) estava sob o domínio do mal e das determinações históricas, tem-se que concluir que a escolha não foi  errada, pois não existia alternativa. Só havia uma saída: o golpe.


� Entende-se que, quando um tema ou assunto é importante, valoroso, há um investimento, um despreendimento em direção ao tema ou assunto valorizado. Como já se chamou a atenção em outro lugar, a ausência numa capa pode ser importante e valorosa porque em destaque, pode constranger os envolvidos. No caso aqui, é o oposto: quanto mais investimento (produção de matérias, notícias, notas), mais  o jornal está comprometido, implicado com o tema. Sendo assim, computaram-se as frequências de palavras e dos caracteres sem espaço de todas as matérias de cada jornal referentes, direta ou indiretamente (repercussões), ao assassinato de V. Herzog.





� O seu título assim se fez: “Nota do II Exército explica suicídio de jornalista na prisão”. Essa “matéria” se restringe a fazer um curto preâmbulo da nota do Exército (81 palavras e 453 caracteres sem espaço), à divulgação da nota do Exército (415 palavras e 2.284 caracteres sem espaço), a pequenas notas informativas da abertura de inquérito (36 palavras e 194 caracteres sem espaço) e do sindicato (25 palavras e 153 caracteres sem espaço).


� O título adotado foi “II Exército anuncia o suicídio do jornalista”. O corpo sobre o tema constituiu-se: apresenta dados pessoais e profissionais do jornalista assassinado (461 palavras e 2.373 caracteres sem espaço), divulga as notas do Exército (414 palavras e 2.287 caracteres sem espaço) (com pequeno preâmbulo com 31 palavras e 169 caracteres sem espaço) e do sindicato dos jornalistas de São Paulo (488 palavras e 2.648 caracteres sem espaço). 


� Na coluna do dia 20 de dezembro de 1975, tendo em vista a extensão do relatório do Exército sobre o assassinato de Herzog, uma página e meia, o mesmo não foi computado em nenhum jornal investigado, citando-se apenas outras notas referentes ao assunto, caso existissem. 





� FSP: 28/10 ( O caso Herzog), 29/10 (Por causa de Vladimir), 30 /10 (O espanto ante a morte), 31/10 (Uma importante sexta-feira). Estadão:28/10 (Os limites da tolerância), 30/10 (Os limites da ação do Estado).


� Assim inicia o editorial: “O Globo protestou veementemente contra o voto do Governo brasileiro na Comissão Social da ONU, aprovando a proposta que condena o sionismo como ‘forma de racismo e de discriminação social”. No parágrafo seguinte, incisivamente, afirma: “Demonstramos que o Brasil errou duplamente....”. Apesar de confundir “naturezas” distintas, representante (governo) e representado, substituir o “governo” pelo “Brasil”(Nação), a crítica foi feita.





